FISCALIZAÇÃO

Agência de Metrologia encerra operação orientativa em supermercados varejistas e atacadistas

30/06/23 09:02:31 | Atualizado em: 30/06/23 09:02:31

Durante a semana de 26 a 30 de junho aconteceu mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizada no Tocantins pela a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO). O plano tem como objetivo coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.

No período, o foco foi visita aos supermercados varejistas e atacadistas que comercializam produtos pré-medidos, ou seja, aqueles que são embalados sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização.

A ação aconteceu nos municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia e Gurupi. Os técnicos da área de Pré-Medidos da Agência de Metrologia visitaram treze estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas, conferindo a pesagem de produtos pré-embalados (a grande maioria das mercadorias que estão nas gôndolas), em especial, os que são da cesta básica. Na operação orientativa foram encontradas irregularidades e divergências de pesagem no que se refere ao fabricante (indústria) e, também, ao comerciante local (proprietário).

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, “a ação reforçou a importância da Agência de Metrologia/Inmetro na vida da sociedade, reforçando o papel em harmonizar as relações de consumo. Quanto às irregularidades encontradas, os empresários terão prazo hábil para solucionar”, pontua a gestora.