SAÚDE

SES-TO implanta ouvidoria no Hospital Regional de Araguaçu

05/07/23 15:29:14 | Atualizado em: 05/07/23 15:29:14

Dando continuidade à política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), em âmbito estadual, visando aproximar gestão, assistência e usuários, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) segue com as implantações e implementações de ouvidorias nos hospitais estaduais. Na última semana, técnicos da Pasta estiveram no Hospital Regional de Araguaçú, no sul do Tocantins, para a posse da ouvidora, que estará à frente da unidade.

"A implantação da ouvidoria vem contribuir para a transparência e a qualidade dos atendimentos nos hospitais, já que permite que às manifestações sejam registradas e acompanhadas", acrescentando que "a ouvidoria é um canal que aproxima as frentes de trabalho na saúde com os usuários promovendo melhorias no atendimento ao cidadão através de um SUS cada vez mais humanizado e acolhedor", afirmou a ouvidora geral do SUS, Iolanda Maria Batista.

"A ouvidoria do nosso hospital funcionará como um mecanismo de defesa dos direitos dos cidadãos, permitindo que eles possam relatar problemas e qualidade no atendimento, sugerir melhorias, dentre outros. E também pode ser acionada para esclarecer dúvidas sobre os direitos e deveres dos usuários do SUS", enfatizou o diretor geral do hospital, Elvis Soares.

Segundo a ouvidora empossada, Bianca Fernandes, "a ouvidoria desempenha um papel fundamental na promoção da saúde em âmbito hospitalar e também a participação do controle social de maneira mais ativa, permitindo que os usuários tenham voz ativa e contribuam para a melhoria dos serviços oferecidos pelo SUS".

Para entrar em contato com a ouvidoria os usuários podem utilizar diferentes canais, como telefone, e-mail, formulários eletrônicos, presencialmente ou através do site (0800 642 7200 ou (63) 3218-3385, e-mail: [email protected] e whatsapp: (63)3218-2025). Todas as manifestações são encaminhadas e as informações dos usuários mantidas em sigilo.