POLÍTICA

Sob forte comoção, corpo de Siqueira Campos é enterrado em Palmas

05/07/23 19:23:11 | Atualizado em: 05/07/23 19:23:11

REPRODUÇÃO TV ANHANGUERA
Após um dia de muitas homenagens o corpo do ex-governador Siqueira Campos foi sepultado sob forte comoção de familiares, políticos e amigos próximos no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.
Siqueira foi velado no hall do Palácio Araguaia, prédio que ocupou durante seus quatro mandatos a frente do Governo do Tocantins.
Durante todo o dia olocal foi visitado por lideranças, políticos e comunidade que foi prestar a última homenagem ao criador do Tocantins.
Siqueira morreu na noite da última terça-feira, 4, aos 94 anos. O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas .
Nascido em Crato (CE), Siqueira Campos foi o idealizador da criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, o último de 2011 a 2014. Também foi deputado federal por quatro mandatos, além de atuar na Assembleia Nacional Constituinte (1971 a 1988).
Em julho de 2019, foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL).
Homenagens
Parlamentares pelo Tocantins usaram as redes sociais para se despedir de Siqueira Campos.
"Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a nossa região. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras", tuitou o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
“Hoje nos despedimos de um grande líder, Siqueira Campos. Seu legado de luta pelo povo e desenvolvimento do Tocantins jamais será esquecido”, publicou o senador Irajá (PSD).
“O Tocantins está de luto! Hoje nos despedimos de um homem visionário que, sem ele, talvez o nosso Estado ainda seria norte goiano. Todos nós, tocantinenses de nascença e de coração, sabemos da importância histórica e política [de Siqueira Campos] para o nosso Estado e para as nossas vidas", disse a senadora Professora Dorinha (União).
Já Eduardo Gomes (PL) escreveu: "O Tocantins despede-se hoje de seu grande líder, Siqueira Campos, comandante de uma epopeia que culminou na criação do mais novo estado da federação."

O governador Wanderlei Barbosa também falou da importância história de Siqueira e classificou o ex-gestor como um “homem a frente de seu tempo”.