ESTADO

Tocantins participa de reunião do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS

11/07/23 07:58:44 | Atualizado em: 11/07/23 08:09:40

O debate sobre as desigualdades de gênero e étnico-racial foi um dos assuntos presentes na reunião do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrido na última semana, em Brasília. O evento contou com a participação especial das Ministras da Saúde e da Igualdade Racial, Nísia Trindade e Anielle Franco, respectivamente.

Para uma maior integração, os participantes foram divididos em grupos regionais de trabalho a fim de discutir as ações já realizadas, as potências e desafios, assim como a identificação de parceiros e referências para a construção de uma rede colaborativa na implementação de ações de equidade em cada território.

Na oportunidade, a psicóloga sanitarista, da Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Cristina Vasconcelos, participou como relatora da região Norte. "Como trabalhadora do Estado do Tocantins percebi que estamos alinhados com a proposta das oficinas do Ministério da Saúde uma vez que discutimos essa temática através do Programa Diversidade na Saúde desde 2021. No evento, nós dialogamos com os movimentos sociais e com representações de outros estados. Essa troca de experiências reforçou ainda mais que não podemos pensar a saúde sem olhar para iniquidades em saúde que, infelizmente, ainda operam na sociedade. Não temos dúvidas que é uma discussão muito necessária ainda mais para a Saúde das trabalhadoras do estado”.

A próxima fase da iniciativa será realizada a partir de oficinas nas cinco regiões do país. Além da Capital Federal, São Paulo (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS) receberão o projeto, que vai dialogar sobre a identificação das principais fortalezas e fragilidades dos processos relacionados à equidade, bem como o reconhecimento de oportunidades para a construção e desenvolvimento de ações nos estados e municípios. Cada oficina terá como produto um relatório descritivo e analítico que vai compor um documento síntese com os principais resultados e reflexões vivenciadas no desenvolvimento do projeto, de modo a subsidiar futuras ações e projetos do Governo Federal nos territórios.

Sobre o Programa


O Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) foi lançado em março, pelo Governo Federal e possui como diretrizes principais:


- promover a política de equidade de gênero e raça no SUS, buscando modificar as estruturas machistas e racistas que operam na divisão do trabalho;
- enfrentar as diversas formas de violências relacionadas ao trabalho na saúde;
- acolher as trabalhadoras da saúde no processo de maternidade;
- promover o acolhimento às mulheres considerando seu ciclo de vida no âmbito do trabalho na saúde; e
- garantir ações de promoção e reabilitação relacionadas à saúde mental e às questões de gênero.

O objetivo é que esses temas estejam presentes nas iniciativas de educação e de orientação para os gestores dos serviços de saúde, para promover o debate e incentivar ações que promovam a equidade dentro do ambiente de trabalho.