ESTADO

SES-TO recebe visita da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

21/07/23 16:40:45 | Atualizado em: 21/07/23 16:40:45

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu na sexta-feira, 21, a visita institucional do vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Fabio Rogério Trujilho e da delegada da ABESO, a médica Endocrinologista, Marcela Pitaluga. O objetivo foi estreitar relações institucionais para fomentar estratégias de combate à obesidade, um importante problema de saúde pública.

 O vice-presidente da ABESO, médico endocrinologista, Fabio Rogério Trujilho falou do trabalho que pretendem fazer no país para o controle da obesidade e agradeceu o apoio recebido no Tocantins. “Nosso objetivo aqui em Palmas é cuidar e facilitar a jornada das pessoas com obesidade, que é um problema de saúde pública. Atualmente 57 % da população adulta no país tem excesso de peso e se nada for feito, vamos chegar a índices muito graves. Pois a obesidade leva a uma série de outras doenças, pretendemos capilarizar nossas ações nos Estados, trabalhar prevenção, trabalhar o acesso da população para evitar este problema. O Tocantins nos recebeu muito bem, o secretário e sua equipe técnica está aberta a trabalhar junto e isso é muito bom. A obesidade é uma doença e todos precisam saber. As pessoas com obesidade precisam ser acolhidas e tratadas, esse é o grande objetivo”.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana agradeceu a visita e colocou toda a equipe da SES-TO à disposição para trabalhar estratégias. “O Estado está aberto a boas iniciativas. Buscamos sempre parceiros para desenvolver políticas públicas, principalmente de acesso aos serviços de saúde. A obesidade nos preocupa muito, pois é a porta de entrada de diversos problemas de saúde que sobrecarregam nossos hospitais. Trabalhar a prevenção é a melhor estratégia”.

A médica endocrinologista, delegada da ABESO no Tocantins, Marcela Pitaluga agradeceu o espaço aberto para as duas instituições. “É a primeira vez que um representante da ABESO e da SBEM vem aqui ao nosso Estado. Trazemos esse olhar para o tratamento e também para a prevenção. Pretendemos fazer um trabalho com propósito e, de forma histórica, mudar números, reduzir os índices de obesidade e sobrepeso no Tocantins. Acho que vai ser um trabalho muito interessante, esta parceria do Estado e uma Instituição a nível nacional com resultado científico. Vamos fazer muito bem para a nossa população”, ressaltou.



Obesidade

 A obesidade é uma doença crônica multifatorial. É o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. A obesidade está sempre associada a outras comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer e outras.



Dados



Em 2022, 62,4% da população tocantinense está com excesso de peso, ou seja, IMC > 25kg/m². 27,25% , ou seja mais de um quarto da população está sujeita a ter um problema de saúde como a obesidade.