ESTADO

SES-TO reforça conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

27/07/23 14:06:07 | Atualizado em: 27/07/23 14:06:07

Em todo 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, data criada com o objetivo de chamar atenção para um tumor cujos sintomas, muitas vezes, são negligenciados. A prova disso é que um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, causando uma perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento, na maioria dos casos com o comprometimento da fala e outras sequelas funcionais e psicológicas.

No Hospital Geral de Palmas (HGP), a Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, iniciou na segunda-feira 14, com panfletagem e orientações com a equipe de cada setor da unidade. Na segunda-feira, 31 de julho, às 17 horas ocorrerá a live sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, no instagram da Secretaria de Estado da Saúde (SES), @saudeto.

Segundo dados do setor de Qualidade do HGP, entre junho e dezembro de 2022, o HGP realizou cerca de 300 cirurgias de Cabeça e Pescoço. E de janeiro até junho de 2023 já foram realizadas 315 cirurgias ou procedimentos. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil, estima-se que em 2023 surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Somados ao câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, o número sobe para 48.530.

As regiões do país que lideram as estimativas anuais de câncer na cabeça e pescoço são Sudeste (20.470) e Nordeste (10.070). Elas são seguidas por Sul (4.830), Centro-Oeste (2.760) e Norte (1.420). As informações constam da Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, onde estão listados os 21 tipos da doença com maior incidência no país.

Segundo a médica cirurgiã do serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rayla Souza “os tumores malignos que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço são chamados de Câncer de Cabeça e Pescoço. Se você estiver com algum desconforto na garganta ou apresentar alguma ferida na boca ou região da cabeça e do pescoço que te deixou preocupado, procure logo o especialista para que a lesão seja precocemente avaliada e tratada”.

Prevenção


Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, use protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.